Assistido da Apae Aracaju encerra mais um ciclo no protocolo PediaSuit

23/09/2022
12:47:52

Para quem acompanha e cuida de uma pessoa com deficiência, cada passo na sua evolução é uma grande vitória. O assistido da Apae Aracaju, Bernardo Torres, chegou na instituição em 2018 e após onze meses realizando o protocolo PediaSuit ele encerra o seu sétimo ciclo. 

O tratamento no PediaSuit é intensivo e demanda tempo e dedicação não só do paciente, mas também de quem o acompanha. Sabrina Torres, mãe do Bernardo mora na cidade de Indiaroba. Todos os dias ela sai de casa às 6h30 da manhã e viaja mais de 102km para levar o filho para o atendimento. 

Essa dedicação e compromisso com o tratamento levou o Bernardo a completar nesta sexta-feira (23), o seu sétimo ciclo. A evolução já é perceptível e Sabrina se emociona ao lembrar de como o filho chegou à instituição e por tudo que ele já evoluiu até agora “Graças ao tratamento hoje ele tem equilíbrio bem significativo, a postura já é outra. Ele tinha muita fraqueza muscular e agora já consegue se manter de pé durante alguns segundos. Cada dia que passa ele vem tendo mais ganhos que em palavras eu não conseguiria descrever”. 

Além do tratamento de fisioterapia o Bernardo é atendido pela equipe de Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoaudiologia. Segundo a mãe, esse tratamento multidisciplinar oferecido pela Apae transformou o filho. “Bernardo hoje é outra criança totalmente. Ele tem uma independência maior e já consegue fazer coisas que ele jamais fazia, sem contar a inteligência que ele está adquirindo com tudo isso. Ele já consegue responder alguns comandos, dizer o que está gostando e o que o incomoda.”, comenta Sabrina. 

Bernardo deve continuar o tratamento no protocolo por pelo menos mais 5 ciclos. Mesmo assim, a cada ciclo finalizado, tanto a mãe quanto a fisioterapeuta responsável pelo tratamento dele, Jordana Brota, celebram como se fosse o último. “Não queria deixar passar em branco. Cada passo na evolução do quadro deve ser comemorado, pois a gente que está em contato diário com o paciente e com a família sabe de todas as dificuldades e os esforços para chegarem até aqui”, comenta a fisioterapeuta. 


Protocolo PediaSuit


O Protocolo PediaSuit é um tratamento fisioterapêutico intensivo que consiste em proporcionar para o paciente uma reabilitação física e motora em menor tempo pela sua condição. Nesse tratamento o paciente realiza os atendimentos diariamente, durante 4 horas. Ele usa uma roupa ortopédica que traz uma melhor estruturação do corporal e a cada ciclo (período de um mês) já é possível notar a evolução do assistido. 
A gaiola (spider) é um dos equipamentos utilizados pelo protocolo e foi doada para a Apae Aracaju através do Rotary Clube. O equipamento doado pelos rotarianos é um diferencial nos atendimentos dos assistidos da instituição.